domingo, 12 de fevereiro de 2012

Vamos Falar de Depressão ? Parte I

Depressão. Você já se sentiu deprimido? Já ouviu alguém dizer que está com depressão? É difícil o diagnóstico? Quais são os principais sintomas?
Em primeiro lugar, devemos considerar a utilização do termo estado depressivo ao invés de Depressão. Porque qualquer patologia é um estado transitório, ou seja, ninguém é doente, os indivíduos se encontram doentes por um período, visto que houve uma série de eventos que o levaram a chegar até este momento. Assim a doença pode ser facilmente revertida quando encontramos o gatilho e as causas que desencadearam ou desencadeiam o processo do adoecimento.

É cada vez mais comum a abordagem deste tema, são vastas as literaturas e os artigos científicos disponíveis e a interpretação deste fenômeno é feita por diversos profissionais de áreas distintas. Não é meu objetivo desconsiderar tais interpretações, muito menos pormenorizar ou por em discussão quem sabe mais, deixo isso para os orgulhosos e por aqueles que quiserem usar do seu tempo pra isso.

A minha opinião baseia-se na minha formação acadêmica como farmacêutico e na minha prática como Acupunturista. Digo isso porque eu poderia citar várias ocasiões em que alguns profissionais desencorajaram os meus pacientes a utilizarem da Acupuntura como um meio verdadeiro e um tratamento seguro para a harmonização do todo.

Mas vamos lá! Os conceitos estabelecidos pelos orientais sobre saúde/doença, são os mesmos que a Organização Mundial da Saúde defende: "a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças." É sabido que hoje reconhece-se também a influencia do estado espiritual, essa mesma instituição reconheceu, recentemente, o transtorno obsessivo espiritual como um determinante capaz de levar ao adoecimento. 
A prática é bem diferente! Nós do ocidente, a grande maioria, não tem tempo pra pensar em Medicina Preventiva, mal temos tempo pra comer! Fazemos tudo rápido! Queremos pra ontem! Temos pressa em ganhar para comprar, para manter, para comprar outra coisa melhor, para se desfazer, para concretizar.
     
Com isso surge o estresse e o estado depressivo.

Muitas vezes se tem consciência que o problema existe mas não se sabe o porque. Fazemos uso de medicamentos que com o tempo perdem o efeito pois o organismo desenvolve uma tolerância além da dependência! Então se troca o medicamento e se continua intoxicando o corpo, principalmente o fígado.
Em fim, controla-se o sintoma, mas não se trata a causa.

A acupuntura é capaz de tratar o indivíduo como um todo, o estado depressivo é investigado e o paciente passa a ter consciência das suas limitações. Pois do contrário, seria como substituir um fármaco por agulhas.
Existem técnicas e pontos específicos para trabalhar o lado emocional, além de se tratar os sinais e sintomas patológicos. Mas é muito importante, assim como nas demais áreas, a escolha do profissional. O diálogo que inspira a confiança, a explicação dos porquês e o que se espera até determinada sessão.
Algumas ferramentas podem ser aplicadas para avaliar o desenvolvimento ou mensurar de modo qualitativo a evolução do tratamento. O Questionário SF-36 é um bom exemplo! A grau de satisfação do paciente pode ser medido por uma escala visual analógica modificada, porém, a aplicação destes deve ser de maneira correta para que não haja qualquer interferência na opinião e, além disso, os resultados devem refletir na melhora do quadro.
   
O yin deve virar yang, o Universo está em constante movimentação. Nossos pensamentos e sentimentos influenciam e interferem uns aos outros. O que nos impede de seguir ? de evoluir ? de mudar ? de buscar ? A estagnação ? a ociosidade ? ou a falta de Amor ?
    
Acredito que existe uma resposta, acredito que podem escolher uma pra você! Mas o que é a verdade? o que realmente se encaixa pra sua vida? 

Apenas você poderá encontrar o caminho, liberte-se dos achismos, do pré-determinismo que falsas argumentações ou algum status te impõem.
   
Seja o Dr. da sua vida! E tenha fé, pois a vida é uma escola e devemos encontrar nos problemas lições!

Namastê!